20 de agosto de 2012

foi tanta coisa que nem sei.

Esta semana foi... exaustiva.
"Semana?!" - perguntam vocês. "Ainda hoje é segunda!"

Sim, semana. Desde segunda passada até hoje. Foram basicamente dias com apenas 4 a 5 horas de sono. Foi trabalho, formação e trabalho extra nas festas da aldeia. Compor as coisas, fazer flores, pendurar flores, servir bifanas, tirar finos, organizar grupos e, por fim, organizar as actividades religiosas. Desde o altar, a capela, os andores, as toalhas, batinas etc. Não sou religiosa. Não acredito em santos, muito menos em estátuas. Mas, como é tradição e as pessoas prezam as coisas, sei que cumpri todas as coisas com a dedicação de uma tarefa que me é dada e sem um pio acerca das minhas (não) convicções. Apenas não me disponibilizei a levar andores. (Já levei uns tantos) Mas andei a , distribuir águas por toda a procissão e acreditem que foi grandinha, tarefa no meu ver bem mais penosa que levar os andores e as lanternas.

"Então porque decidiste fazer a festa?"-perguntam vocês.
Só para não deixar morrer a tradição, morrer "a festa" em si que tantos Verões me alegrou.

E as constatações são as seguintes:
- Como em todos os grupos, existem pessoas que não fazem um corno, existem pessoas que fazem o que devem fazer e existem os que se auto-intitulam chefes. Aos últimos, aos falsos-chefes, aceno a cabeça e digo "sim-sim, se acabar as minhas tarefas talvez lá apareça".
- Apesar de não ser crente, não deixa de ser impressionante a forma de como as pessoas idosas, maioritariamente, tremem e choram quando a procissão passa. De certa forma projectam nas imagens sonhos, esperanças, pessoas já falecidas e ficam ali numa redoma de saudades e respeito.

E, amanhã faço 28 aninhos.
E como vou trabalhar amanhã o dia todo, o jantar com o meu hóme vai ser mesmo hoje. Vou em modo zombie. Mas vamos. 

Chinês ou Mexicano? ...

Não me venham cá com coisas que o sushi é fashion e que sonham com isso. Not.
28 anos Maria...           *******...
*
o blog. e é amanhã... eheh.



2 comentários:

Diga, diga, sou toda "ouvidos" !

quem cá para...