20 de julho de 2012

qual é a relação entre o professor José H. Saraiva e Hitler?

"Hitler era devotado à sua complacente mãe e, presumivelmente, não gostava do pai, que apreciava a disciplina e o educava severamente, além de não compartilharem muitas ideias políticas. Em "Mein Kampf", Hitler é respeitoso para com a figura de seu pai, mas não deixa de referir discussões irreconciliáveis que teve com ele acerca da sua firme decisão em se tornar artista. De fato, interessou-se por pintura e arquitetura. O pai opunha-se firmemente a tais planos, preferindo que o filho fizesse carreira na função pública."
Em Maio de 1913, recebeu uma pequena herança do seu pai e mudou-se para Munique. Como escreveria mais tarde em Mein Kampf, sempre desejara viver numa cidade alemã, talvez de acordo com o seu desejo de se afastar do império multiétnico Austro-Húngaro e viver num país "racialmente" mais homogéneo. Em Munique interessou-se especialmente por arquitetura e pelos escritos de Houston Stewart Chamberlain.
Retirado daqui: Wikipédia.
"Não se pode e não se deve compactuar com o esquecimento, José Hermano Saraiva, tinha as mãos manchadas pelo sangue de estudantes, muitos foram enviados para calabouços e outros mesmo enviados para a guerra colonial. 

Não se pode enaltecer o que um homem tem de bom quando o que é mau em si não foi um erro mas sim uma convicção, ou caímos no erro de admirar e enaltecer as virtudes de todos os personagens diabólicos, não podemos elogiar Hitler por ser um pintor e arquitecto competente e por isso mesmo não se pode homenagear Hermano Saraiva por ser um dos maiores historiadores, ou contador de histórias, de Portugal." (Vale a pena ler a totalidade do artigo de Alexandre Hoffmann aqui.)
Se gostava de o ver e da forma como descrevia a história?
Sim gostava. Mas, dado o seu passado, duvido que seja merecedor de tanta pena. 

1 comentário:

  1. Epá eu não tenho pena nenhuma. O sr era velho, viveu a vida, morreu. Fim. Antes ele que eu. Não percebo o porquê de tanta tristeza por parte de quem, certamente nunca viu um programa dele.

    ResponderEliminar

Diga, diga, sou toda "ouvidos" !

quem cá para...