6 de junho de 2012

Luanda

O clima negocial (ou a falta dele), que paira no nosso Portugal, está a fazer aqui o estaminé voltar-se para "Os Africa.", mais propriamente para Luanda. Esta semana el Don Patron já veio falar comigo dado que é o meu sector, a Administração, e sou a única que pode ter mais facilidade em ir lá. O meu pai era angolano e eu que nunca lá coloquei os pezinhos, pelos vistos tenho direito à dupla nacionalidade. 
Quem ficou toda contente e pomposa foi a dona Avó que tem lá no fundo do seu estomago o recalcamento de ter perdido as quintas e as fazendas e toda aquela bagagem que os ditos "Retornados" por lá deixaram à força. E ainda tenho família para os lados de Lobito...

Eu.
Não me agrada muito. Tenho receio de ir. A conversa foi que a minha área (projecto e decoração), me bastavam poucas deslocações para lá, estadias de dois meses lá, um cá, por exemplo. E que o meu ordenado seria gratificante o suficiente para me dar ao luxo de pagar essas viajens para cá.
Sei que actualmente não se pode engelhar o nariz a muita coisa, mas a verdade é que tenho orientado as poupaças para eu e o Mylobe irmos para Londres com brevidade, dar largas ao horizonte e arriscar, seja em que trabalho for.
De Londres para Luanda. Vai uma diferença gigante. Em tudo. Clima, cultura, condições.
Não sei se tenho estomago. Posso até não me importar de ir se o meu homem for comigo e ficar lá comigo, porque de outra forma não.
Alguém tem experiência por terras angolanas? 

6 comentários:

  1. Não. No meu antigo trabalho fez-se a tentaiva para entrar no mercado e não conseguiram (felizmente) para mim. Tenho lá um primo que é engenheiro, a trabalhar na Teixeira Duarte e está mortinho para se vir embora. Diz que se ganha bem, e daí ainda não ter regressado, mas que não gosta de lá estar. Demasiada insegurança, preços super inflacionados... Não sei, cada um sabe de si. Eu acho que não ia, se pudesse escolher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Lizzie! Também tenho um amigo, engenheiro lá na TD e disse-me o mesmo. A questão é que já lá temos trabalhos para fazer... Trabalho temos.

      Eliminar
  2. Dizem que é o mundo em expansão, por lá. Eu sou medricas, não conseguia.

    ResponderEliminar
  3. Conheço dois rapazes que trabalharam lá dois anos e adoraram! Dizem que fizeram uma óptima escolha quando foram porque ganha-se mesmo bem e conseguiram juntar imenso dinheiro!
    Há um outro rapaz que eu conheço que está há quase dois meses em Angola como engenheiro informático é sabes que mais? É autor de um blog: Parvo que Pensa. É o Faa! Fala-lhe e ele conta-te tudo...digo eu ahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahah, ora nem mais :P
      Vinha aqui dispor-me para isso :)

      Maria, basta dares uma olhada no meu blog e já saberás alguma coisa, de qualquer maneira, acho que somos amigos no G+, também podes falar comigo lá.

      Eliminar
  4. Ola ola! vivo por estas bandas :) Que precisas?! Faz perguntas! O que queres saber?

    Sinceramente... Vai para Londres! Mas isso sou eu... Lol Há quem se apaixone por estas bandas :/

    ResponderEliminar

Diga, diga, sou toda "ouvidos" !

quem cá para...