21 de fevereiro de 2012

daS lEituRas...

Lembram-se da série "Uma Aventura em...", que passava na Sic de manhã? 
Como suponho que toda a gente saiba (possivelmente excepto as meninas com 12 anos que já só vivem de facebooks, maquilhagens e parvoeira), que as autoras dos livros, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, foram como um marco na leitura juvenil nacional. 
Eu pelo menos acho que os li todos, requisitados na biblioteca da escola e emprestados entre amigas. Talvez fossem a alavanca que estimulava o gosto pela leitura enquanto pequenos petizes. Sem dúvida. Tanto que alguns deles estão aconselhados no Plano de Leitura Nacional Educativa. 
Tudo isto para dizer que as séries que a  Sic protagonizou são... horríveis face aos livros. Eu bem que, quando é a única coisa a dar na televisão da cozinha (de quatro canais), tento ver aquilo e encarnar o cérebro de alguém com 12 anos ou 14 vá. Mas não dá. Os actores são maus demais.  Tanto na primeira edição como na segunda. 


9 comentários:

  1. Eu e o meu irmão construímos uma colecção desses livros invejável! Todos os nossos amigos nos pediam os nossos livros emprestados, ainda hoje às vezes quando sai um novo, o meu irmão lembra-se de o comprar e ler só por tradição :)

    ResponderEliminar
  2. Também li, mas prefiro os cinco. O meu irmão anda a devorar a colecção cá de casa, e ainda bem.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que nunca achei muita piada a esses livros, muito menos à série!
    Já a minha irmã adorava a colecção! E na escola dela, esses livros faziam parte da disciplina de português (tinham de ler o livro em casa e fazer um resumo). Eu nunca lhes liguei muito, tentei ler mas não achei piada...nem aqueles do Clube das Chaves (que penso também ter virado série) ou a saga do Harry Potter :p durante a minha adolescência devorava era a colecção dos diários de Adrian Mole :)

    ResponderEliminar
  4. LEvei os meus irmãos a ver o filme que fizeram disso no cinema.

    Acho que está em primeiro lugar isolado, em todas as características que fazem um filme (argumento, realização, fotografia, montagem, atores, tudo), na lista de "filme mais merdoso de sempre.

    ResponderEliminar
  5. Nunca consegui gostar dessa série :s.
    btw, o header está amoroso

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, as séries são tão más! Eu também adorava os livros;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Da série, o melhor actor era o cão...O Faial, porque o Caracol era fraquinho! ;)

    ResponderEliminar
  8. Plenamente de acordo, também li quase todos os livros e adorava!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Devorei os livros todinhos!!!! Devemos ser da "mesma época". Lol

    ResponderEliminar

Diga, diga, sou toda "ouvidos" !

quem cá para...